[GTER] Forçar Gateway Não Default no OSPF

Andre Gustavo de C. Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Sat Nov 28 19:53:28 -02 2009

Arlindo,

Há como fazer com MPLS TE, fazendo túnel entre M4 e G2 e não usando IGP
shortcut (ou autoroute).

Não sei se a implementação dos seus roteadores permite isso, ou conta com
alternativas, mas esta seria uma forma relativamente simples de se atingir
este objetivo, que é um caso clássico de engenharia de tráfego.

Outra forma seria criar um outro tipo de túnel entre M4 e G2 (L2TPv2,
L2TPv3, GRE, IPIP, etc) e não anunciá-lo via IGP, definindo rotas estáticas
no M4 para G2. Quando o caminho para G2 estivesse indisponível, o túnel
cairia e o OSPF prevaleceria.

Abs, Gustavo Albuquerque