[GTER] Forçar Gateway Não Default no OSPF

Arlindo F. Neto lopan.eti at gmail.com
Sat Nov 28 11:28:38 -02 2009

Olá PessoALL,

Utilizando OSPF, em uma rede com vários Gateways, me deparei com uma
situação "adversa". O OSPF calcula o menor caminho para um Gateway e, todos
os clientes são direcionados para este Gateway. Essa dinâmica é normal e é
previsto no protocolo. Agora tenho a necessidade de fazer com que um grupo
de clientes saia por um Gateway que não é o Default, ou seja, que eles saiam
por um Gateway mais distante de outro.

A rede é toda constituída de Mikrotiks. Alguns atributos como Set Out
Nexthop foram testados por meio de filtros mas sem sucesso. Alguém já teve
essa necessidade?

Lembrando que existe a necessidade de "forçar" com que um range de IPs
utilizem um Gateway mais distante do que outro já existente na rede.

Obrigado por qualquer ajuda,