[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Leandro Oliveira leandro at pop-go.rnp.br
Fri Nov 27 09:53:37 -02 2009

Olá lista,

Não queria entrar na discussão sobre quais informações divulgar ou não
divulgar, mas já que fiz este post, gostaria de fazer constar a minha
opinião. As informações devem ser públicas, no entanto, as empresas
que utilizam destas informações de forma diversa à sua finalidade
deveriam ser punidas exemplarmente. Ou seja: como o CPF é publico,
nenhuma empresa poderia vender  ou prestar serviço sem uma forma de se
assegurar que a transação foi feita parte do proprietário do CPF.

Mas o motivo do meu Post é outro. Ontem recebi minha cota de boletos
do "registrar.br.com". Mas atenção à alguns fatos:

- A empresa recentemente fez alteração de dados na Junta Comercial do
Estado de Goiás e Receita Federal (para alteração do CPNJ).
- A alteração ainda não foi feita nos âmbitos estadual, nem no municipal.
- A "proposta" da "hospedagem" da registrar.br.com foi feita por
domínios que não estão mais em nome da minha empresa ou já foram
cancelados há mais de 3 anos, num total de 14 boletos.
- A "registrar.br.com" supostamente envia seus boletos do Rio de
Janeiro, inclusive colocando um telefone de contato com ddd 21 (não
vou perder meu tempo ligando lá).

Com estas informações consegui concluir que a empresa está cruzando
informações antigas do Registro.br, com informações recentes do
"cadastro de empresas" da junta comercial ou da Receita Federal.

Da onde está saindo este banco de dados atualizado?

Lembro que já existe lei para crimes de informática relacionado aos
dispositivos computacionais *federais*. Se as informações saíram da
Receita Federal ou do Departamento Nacional de Registro do Comércio -
DNRC, já poderiamos ter uma investigação da PF?

[]'s
--
Leandro Neves de Oliveira Bando
DataWorks Soluções - (62) 3321 0616