[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Demi Getschko demi at nic.br
Thu Nov 26 23:57:37 -02 2009

Um comentário muito curto sobre parte da resposta abaixo:

===
A realidade é que o Registro.BR serve como uma fácil fonte de informação para estelionatários e criminosos em geral. Resta fazer as contas do custo/benefício, ou melhor... dos riscos/beneficios de ter essa informação disponível.
===

Em minha modesta opinião, esse tipo de comentário inverte o ônus do problema. É o mesmo que dizer que "andar em ruas escuras facilita o assalto e, portanto, a culpa é de quem anda nessas ruas escuras". Ou dizer que deixar a casa destrancada permite o assalto e, nesse caso, a culpa é de quem deixou a casa destrancada...

Estelionatários e criminosos em geral não dependem do Registro.br para exercerem seus propósitos. O fato de a informação ficar mais ou menos disponi~vel não isenta da responsabilidade quem comete o crime, nem inculpa quem deixou a informação *não privada* mais exposta, Exatamente nessa linha perversa de raciocínio trabalham os que querem ter acesso indiscriminado aos "logs", inclusive, dos provedores de conteúdo. Nós achamos que há uma linha que separa o que é privado do que é público, E não é a "comodidade" maior ou menor da ação, ou da investigação, que definirá isso. Assim, achamos que quem registra um domínio ou recebe um bloco do IP deve se identificar perante a rede. E achamos que mais que isso é invadir a privacidade, enquanto que menos que isso é violar a transparência. É óbvio que outras opiniões existem e não há um consenso claro, mas isso não nos dispensa de alguma decisão sobre o tema...

abraços
demi