[GTER] Problemas com roteamento Net Virtua Empresa
Fernando Ulisses dos Santos
fernando at bluesolutions.com.br
Thu Nov 26 12:42:31 -02 2009
Ricardo,
Um pouco atrasado... tenho o mesmo problema aqui na minha cidade, a
conectividade entre minha empresa e alguns clientes pela Net apresenta
problemas de roteamento.
Como eu resolvo? Adicionando rotas no meu servidor.
Por exemplo, meu IP é 200.201.202.203, meu cliente é 200.201.202.209,
máscara de rede 255.255.255.192 (padrão da Net por aqui), Gateway
200.201.202.193. Se fosse um enlace Ethernet estaríamos no mesmo hub ou
switch e as máquinas falariam direto, mas como não é , preciso adicionar
as rotas nos dois lados para alcançar a rede, faço assim:
No meu servidor:
ip route add 200.201.202.209/32 via 200.201.202.193 (ou seja, mando o
IP do cliente pro Gateway)
No cliente:
ip route add 200.201.202.203/32 via 200.202.202.193 (mando o meu IP pro
Gateway)
E passa a funcionar.
Sugestão 2: troca de operadora.
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 11-4062-9218
fernando at bluesolutions.com.br
Em 05-11-2009 19:42, Ricardo Vendramini escreveu:
>
> Boa noite,
>
> Eu tenho um NET Virtua Empresa, com IP fixo e o utilizo ligado a
> um web server.
>
> A muito tempo ocorre um problem extremamente incômodo: outros
> assinantes de Net Virtua (residenciais) instalados nos bairros
> vizinhos nao conseguem conectividade com meu link Virtua. Essas
> pessoas ao darem um ping <meu ip Virtua> dá tempo esgotado.
>
> Já outros assinantes NET do restante de Sao Paulo ou mais
> distantes acessam normalmente.
>
> Entao eu ligo para a Net, mandam um tecnico aqui e ele liga para a
> "central" e passa meu código de cliente e o código de cliente/endereco
> do outro assinante e na hora a conectividade entre nossos links é
> reestabelecida, o ping volta a funcionar e finalmente pode acessar meu
> site novamente.
>
> Segundo as explicacoes de 3 tecnicos que vieram aqui:
>
> Existe um "HUB" onde estao cerca de 10 CMTS do Virtua, que atendem
> os bairros de Ipiranga, Vila Prudente e Mooca. Eles chamam esse local
> de "HUB Agua Rasa". Meu Virtua é ligado a um desses CMTS. Todos as
> pessoas que nao conseguem acesso ao meu Virtua são de algum desses
> outros 9 CMTS.
>
> Dai um funcionario faz "manualmente" uma rota entre o meu CMTS e o
> CMTS do assinante, quando solicitado pelo tecnico que me visita. Entao
> a gente volta a se "enxergar", ping e site reestabelecidos.
>
> Mas, depois de algumas semanas, esses clientes voltam a nao ter
> mais acesso ao meu link, nem ping funciona mais.
>
> Entao reinicia o ciclo: abro chamado, um tecnico vem aqui, pega o
> endereco do meu cliente, liga na "central" e parece que colocam de
> volta o roteamento "perdido".
>
> Os tecnicos dizem que é sempre assim, e consideram isso "normal"
> nao haver conectividade entre assinantes de CMTS diferentes mas dentro
> do mesmo HUB. (?)
>
> Quanto ao fato da rota ser perdida, eles dizem que por causa das
> alterações de rotina devido a expansao da rede, podem eventualmente
> trocar meu Virtua de CMTS. Toda vez que trocam de CMTS todas as rotas
> inseridas manualmente são perdidas, e pior ainda, só serão refeitas
> caso eu ligue reclamando e abra chamado (e reinicia o ciclo como eu
> disse acima).
>
> Bom, entao pergunto a vcs:
>
> Não deveria todo cliente Virtua conseguir me acessar diretamente e
> de forma automatica? Ou seja, todo IP de assinante Virtua deveria
> poder pingar e acessar meu IP fixo?
>
> E os internautas que eventualmente queiram acessar meu site, e que
> morem nessa regiao de SP e estejam com o problema da rota? Eu perco o
> acesso e nem fico sabendo - o internauta acha que meu site esta fora
> do ar enquanto na verdade esta tudo OK aqui.
>
> Alguem tem alguma sugestao do que fazer? Alguem da NET na lista
> que possa ajudar?
>
> Obrigado
>
> Ricardo Vendramini
>
>
>
>
>
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
More information about the gter
mailing list