[GTER] Problemas com roteamento Net Virtua Empresa

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Nov 26 12:42:31 -02 2009

Ricardo,

Um pouco atrasado... tenho o mesmo problema aqui na minha cidade, a
conectividade entre minha empresa e alguns clientes pela Net apresenta
problemas de roteamento.

Como eu resolvo? Adicionando rotas no meu servidor.

Por exemplo, meu IP é 200.201.202.203, meu cliente é 200.201.202.209,
máscara de rede 255.255.255.192 (padrão da Net por aqui), Gateway
200.201.202.193. Se fosse um enlace Ethernet estaríamos no mesmo hub ou
switch e as máquinas falariam direto, mas como não é , preciso adicionar
as rotas nos dois lados para alcançar a rede, faço assim:
No meu servidor:
ip route add 200.201.202.209/32 via 200.201.202.193 (ou seja, mando  o
IP do cliente pro Gateway)
No cliente:
ip route add 200.201.202.203/32 via 200.202.202.193 (mando o meu IP pro
Gateway)

E passa a funcionar.

Sugestão 2: troca de operadora.

Fernando Ulisses dos Santos