[GTER] Problemas com roteamento Net Virtua Empresa

Ricardo Vendramini lista at amplus.com.br
Thu Nov 5 19:42:50 -02 2009


	Boa noite,

	Eu tenho um NET Virtua Empresa, com IP fixo e o utilizo ligado a um web 
server.

	A muito tempo ocorre um problem extremamente incômodo: outros 
assinantes de Net Virtua (residenciais) instalados nos bairros vizinhos 
nao conseguem conectividade com meu link Virtua. Essas pessoas ao darem 
um ping <meu ip Virtua> dá tempo esgotado.

	Já outros assinantes NET do restante de Sao Paulo ou mais distantes 
acessam normalmente.

	Entao eu ligo para a Net, mandam um tecnico aqui e ele liga para a 
"central" e passa meu código de cliente e o código de cliente/endereco 
do outro assinante e na hora a conectividade entre nossos links é 
reestabelecida, o ping volta a funcionar e finalmente pode acessar meu 
site novamente.

	Segundo as explicacoes de 3 tecnicos que vieram aqui:

	Existe um "HUB" onde estao cerca de 10 CMTS do Virtua, que atendem os 
bairros de Ipiranga, Vila Prudente e Mooca. Eles chamam esse local de 
"HUB Agua Rasa". Meu Virtua é ligado a um desses CMTS. Todos as pessoas 
que nao conseguem acesso ao meu Virtua são de algum desses outros 9 CMTS.

	Dai um funcionario faz "manualmente" uma rota entre o meu CMTS e o CMTS 
do assinante, quando solicitado pelo tecnico que me visita. Entao a 
gente volta a se "enxergar", ping e site reestabelecidos.

	Mas, depois de algumas semanas, esses clientes voltam a nao ter mais 
acesso ao meu link, nem ping funciona mais.

	Entao reinicia o ciclo: abro chamado, um tecnico vem aqui, pega o 
endereco do meu cliente, liga na "central" e parece que colocam de volta 
o roteamento "perdido".

	Os tecnicos dizem que é sempre assim, e consideram isso "normal" nao 
haver conectividade entre assinantes de CMTS diferentes mas dentro do 
mesmo HUB. (?)

	Quanto ao fato da rota ser perdida, eles dizem que por causa das 
alterações de rotina devido a expansao da rede, podem eventualmente 
trocar meu Virtua de CMTS. Toda vez que trocam de CMTS todas as rotas 
inseridas manualmente são perdidas, e pior ainda, só serão refeitas caso 
eu ligue reclamando e abra chamado (e reinicia o ciclo como eu disse acima).

	Bom, entao pergunto a vcs:

	Não deveria todo cliente Virtua conseguir me acessar diretamente e de 
forma automatica? Ou seja, todo IP de assinante Virtua deveria poder 
pingar e acessar meu IP fixo?

	E os internautas que eventualmente queiram acessar meu site, e que 
morem nessa regiao de SP e estejam com o problema da rota? Eu perco o 
acesso e nem fico sabendo - o internauta acha que meu site esta fora do 
ar enquanto na verdade esta tudo OK aqui.

	Alguem tem alguma sugestao do que fazer? Alguem da NET na lista que 
possa ajudar?

	Obrigado

	Ricardo Vendramini




	



More information about the gter mailing list