[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Thu Nov 26 13:00:32 -02 2009

Concordo com voce que o assunto seja complexo. Portanto, vou limitar a
minha resposta a dois ou tres pontos especificos da sua mensagem. Meus
comentarios seguem inline.

<snip>
> que  perdem o domínio por dados fraudados de CNPJ. Se uma padaria, uma
> borracharia, uma farmácia tem que exibir seu CNPJ não penso que seja
> diferente com os domínios equivalentes... Se alguém queria usar para
<snip>

Em algumas situacoes, exemplo, cadastros, e' necessario a APRESENTACAO
de documentos, mas nao significa, necessariamente, que estes
documentos sejam IMPRESCINDIVEIS em cada uso. Quantas padarias,
borracharias e farmacias apresentam seu CNPJ em letreiros ou
propagandas para que os clientes/usuarios possam identificar com
precisao para qual padaria devem se dirigir?

> - Pessoa Física
<snip>

> pretenso Manuel Souza fala cobras e lagartos de alguém. Sem CPF,
> qualquer Manuel Souza poderia ser responsabilizado. Ao exibir o CPF do

Se nao me falha a memoria, juridicamente, o nome da MAE tambem e' um
item que promove a desambiguacao. Entendo que, para fins de cobranca,
seja interessante um CPF. Mas fazer "broadcast" desse numero, apenas
para fins de separar homonimos, acho um belo dum furo de seguranca. Ha
outras alternativas. Nao sei se sao validas ou viaveis no mundo
digital, mas nada impede que sejam criadas novas alternativas que o
sejam.

Quando fiz vestibular, quase 20 anos atras, nao exigiram um CPF para
identificar os "Marcus Andree" diferentes e pude fazer as provas mesmo
sem possuir um CPF na epoca.

<snip>