[GTER] Problemas Speedy/telefonica Resolucao www.eletropaulo.com.br

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Thu Nov 26 12:45:02 -02 2009

Ricardo,

Cuidado no uso do OpenDNS. Tive um problema serio com eles ha uns poucos meses.
Vou tentar explicar a situacao...

Um dia, voltei para casa e encontrei minha esposa reclamando que nao
conseguiu enviar um trabalho pros alunos dela pelo hotmail. O MSN
tambem, simplesmente, nao acessava.

Achei estranho e fui identificar o problema. Abri o browser no hotmail
e apareceu um aviso de "este site foi bloqueado pelo administrador".
Em casa, o "administrador" sou eu, entao recebi todos os "louros" pela
filtragem de conteudo, ainda que minha esposa tenha, no maximo, uma
vaga nocao do que seja "filtragem de conteudo".

Fiz um teste de outra maquina, um Powerbook G4 e entrou sem problemas.
Conferi a configuracao TCP/IP das maquinas e estava tudo OK. O DNS,
porem, tinha diferencas. O MacOS X vem com uma versao do bind e,
estava usando o localhost como DNS server.

O micro que minha esposa usa (um Mac com uma particao instalada com
XP) estava utilizando o OpenDNS. Dai me lembrei que tinha feito essa
configuracao de DNS numa emergencia, quando o Speedy apresentou
problemas. O XP nao tinha um DNS server instalado, entao apontei ele
para o OpenDNS.

Acontece que, de uns tempos para ca, o OpenDNS resolveu acrescentar
mais alguns "servicos de valor agregado" ao DNS server, por exemplo,
filtro de conteudo e anti-phishing. Mais detalhes em
http://www.opendns.com/solutions/overview/

Entrei no site deles e percebi que ha uma versao gratuita desses
servicos. O administrador cria uma conta de acesso, entra com o(s)
IP(s) da(s) sub-rede(s) sob seu controle e decide que sites podem ou
nao podem ser acessados.

Algum "xereta metido a administrador" entrou com o IP do Speedy dele e
bloqueou uma serie de coisas, dentre elas o hotmail e o MSN. Como o
Speedy residencial possui IP dinamico, uma hora eu fui o "sorteado" e
herdei todos os bloqueios pre-configurados.

A minha intencao ao abrir a conta no OpenDNS era liberar os bloqueios,
mas isso nao era possivel. Uma vez que os IPs foram configurados por
outro usuarios, nao conseguia "desbloquea-los".

A solucao: instalar um servidor DNS no Windows XP. Estou usando o
TreeWalk agora. Tentei utilizar o Posadis, mas ele consumia recursos a
ponto de deixar a maquina lenta.

Ficou a licao: a partir desse dia, decidi usar o OpenDNS apenas em
caso de vida ou morte e, ainda assim, pensar bem se a morte eh, de
fato, essa coisa tao ruim que dizem ser... :)