[GTER] Whois do registro.br (era NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.)

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Nov 25 20:34:05 -02 2009

Conforme as finalidades que mencionei não uso whois para consultar o
endereço postal de ninguém, não quero mandar carta, muito menos
usuários individuais, mas para caracterizar algumas situações. Não uso
apenas a cidade/estado cadastrada, mas também outras informações como
tamanho do bloco e, ás vezes, nome do provedor e email de contato, que
podem me remeter ao site do provedor onde posso inferir meio de acesso
e saturação. Apesar da cidade cadastrada ser a informação do contato,
quando associo a estas outras, em geral a informação é útil o
suficiente para identificar as situações mencionadas. Além disso não
otimizo tráfego para usuários individuais, no máximo para provedores
(blocos), geralmente estas consultas servem apenas para desativar um
alerta.

Seria de valia se o serviço de whois do registro.br (ao menos para
IPs/ASNs) funcionasse de forma confiável, mas nada impede que
adicionalmente se implemente geolocalização  para facilitar um pouco
mais.

O serviço web do registro.br não segue o protocolo do whois (RFC 3912)
e o que segue virtualmente não funciona, pois vive indisponível
alegando excesso de consultas além de não disponibilizar informações
que preciso (cidade e estado), restando, na prática, apenas o fora da
especificação.