[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Demi Getschko demi at nic.br
Wed Nov 25 19:08:17 -02 2009

Esse é um assunto complexo e difícil, para o qual não pretendo ter "a"
resposta, mas seguem alguns pontos curtos a ponderar...

(Só como início, o Whois que o Registro implementa é exatamente o
descrito nos RFCs da época. Há estudos em andamento para que isso mude
(ou não) mas o fato é que o que está lá (os contactos obrigatórios,
identificação sem ambigüidade etc etc) é o que historicamente sempre
esteve nos "registries" da Internet).

- Pessoa Jurídica/domínios comerciais
penso que para pessoas jurídicas e/ou as que tem interesse comercial na
rede (no .br há uma tentativa de manter a semântica do segundo nível), é
de todo conveniente que o CNPJ seja exibido. Não são poucos os sítios
que  perdem o domínio por dados fraudados de CNPJ. Se uma padaria, uma
borracharia, uma farmácia tem que exibir seu CNPJ não penso que seja
diferente com os domínios equivalentes... Se alguém queria usar para
fins pessoais, não comerciais, que escolhesse um segundo nível de pessoa
física, não comercial... O endereço físico também é algo que consta em
todas as notas fiscais do mundo real. É claro que, estando no mundo
virtual, esse endereço físico pode ter menos sentido, mas precisamos
dele para entrar em contacto quando tudo o mais falha, quando os
"e-mails" e telefones estão desatualizados. Não tem a mesma importância
que CNPJ, cuja adulteração pode ser motivo de perda do registro em caso
de dados fraudados ou incorretos, mas faz parte do perfil que deve ser
mostrado ao petencial consumidor dos produtos/serviços daquela pessoa
jurídica...

- Pessoa Física
não mostramos endereço. Mas mostramos CPF. Pessoalmente, acho que Manuel
Souza só será o Manuel Souza certo se adicionado a um CPF. É uma forma
da rede se autoproteger. Imagine-se um cenário onde um sítio de um
pretenso Manuel Souza fala cobras e lagartos de alguém. Sem CPF,
qualquer Manuel Souza poderia ser responsabilizado. Ao exibir o CPF do
Manuel em questão, há duas possibilidades: 1- com a desambiguação,
apenas o Manuel Souza portador daquele CPF será responsabilizado pelas
eventuais barbaridades contidas no sítio. 2- se ele se fez passar por um
Manuel Souza outro, até para denegrir a imagem daquele Manuel Souza, o
prejudicado reclamará ao registro dizendo que  alguém se fez passar por
ele, inclusive usando seu CPF. O registro instaurará processo
administrativo em que o pretenso Manuel Souza terá que enviar xerox
autenticado do CPF, coisa que não conseguiria fazer e, assim, perderá o
domínio... Em resumo, CPF é parte do nome de alguém para fins de
desambiguação (e, convenhamos, não é nenhum dado "secreto". O dono de um
CPF o repassa várias vezes ao dia a um monte de gente. Muito
diferentemente do que se passa com sua conta bancária, ou se endereço
residencial...)

Assim, tudo tem seus prós e seus contras. Transparência muitas vezes
colide com privacidade, assim como direitos individuais colidem com
direitos coletivos. Certamente temos pontos a melhorar e corrigir, mas
estamos sempre tentando nos equilibrar no que parece ser a posição mais
neutra. O fio da navalha...

abraços e obrigado pelos comentários (contrutivos!)
demi