[GTER] VLSM e CIDR. Qual a diferença?

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Wed Nov 25 18:46:59 -02 2009

2009/11/25 Hermenegildo Pimenta <hermenegildopimenta at gmail.com>:

> Qual a diferença entre VLSM e CIDR? Alguém pode me exemplicar pra ficar mais
> claro?

 Antigamente, as redes só eram atribuídas como /8 (Classe A), /16
(Classe B) e /24 (Classe C). As redes abaixo de 127 eram todas /8, as
de 128 a 191 eram /16 e as de 192 a 223 eram todas /24.

Inicialmente, mesmo dentro da sua rede, não se faziam subnets. Então
se você estava no MIT (4.0.0.0/8, você tinha um único domínio de
broadcast). Depois surgiram subnets, mas frequentemente eram de
tamanho único: Você podia dividir o 4.0.0.0/8 em 256 blocos /16, mas
não podia ter uns /24 ou /30 misturados no meio. Tamanho variável
podia funcionar em alguns equipamentos mas não em outros. Eu lembro
vagamente de não conseguir fazer roteamento IP em Netware 3.12
direito, quando as redes tinham tamanhos variáveis, porque a
implementação de RIP deles não suportava, mas posso estar lembrando
errado. Com VLSM passou a ser possível criar sub-redes de tamanhos
diferentes.

CIDR, por outro lado, tem a ver com a forma como as redes são alocadas
pelos órgãos gestores, quando passaram a alocar blocos de tamanhos
diferentes dos clássicos (classe A, classe B e classe C).

Então, a diferença é que CIDR tem a ver com a alocação feita pelos
órgãos gestores da Internet (Classless *Inter-Domain* Routing) e o
VLSM tem a ver com a divisão interna de redes (Variable-Length
*Subnet* Masks). Quer dizer, CIDR só faz sentido se você lembra que
antigamente era tudo classfull.

Andre