[GTER] RES: Spam e Virus from Locaweb

Ricardo Vendramini lista at amplus.com.br
Thu Nov 19 12:49:57 -02 2009

	Egberto,

	Tanto é verdade que os provedores que vendem o "servico" Email
Marketing normalmente *NÃO* alertam os seus clientes sobre o que é SPAM
e que eles irão bloquear os spammers.

	Exemplo: Locaweb.

	É só ver a página da propaganda deles:

http://www.locaweb.com.br/produtos/email-marketing.html

	Há no meio da pagina um pequeno e discreto link para o "Policia Anti
Spam", sem nenhum destaque. Não há nenhum tipo de alerta claro e bem
visível sobre o problema do SPAM.

	Então o internauta ingênuo e iludido pode enviar SPAM sem se dar conta
que está criando um grande transtorno. E os spammers profissionais podem
enviar SPAM porque contam que a Locaweb não irá combatê-los como deveria.

	Na minha opinião devia haver um destaque que o servico não é para envio
de SPAM, as regras do que é SPAM e o que é email marketing saudavel
deviam estar estampadas de forma clara e direta logo na 1a pagina.

	Eles colocam destaque para as "vantagens" do servico, mas nenhum alerta
sobre SPAM.

	Alem disso, no sistema de Email Marketing deles, na tela de importação
de listas de emails devia haver uma tela intermediaria onde aparecesse
um aviso enorme alertando que é proibido importar listas com emails de
pessoas que nao autorizaram o recebimento de propaganda, e que caso a
Locaweb detecte essa condicao a sua conta sera automaticamente
cancelada. Então ele clica no "Estou ciente, prossiga" e vai para a
proxima tela onde pede o nome do arquivo .csv a importar.

	São detalhes assim que imagino ajudaria a diminuir um pouco o SPAM e a
empresa estaria ao menos mais eticamente correta (mesmo que o pessoal do
marketing odeie isso). Do jeito que está parece que o Otavio é o único
funcionario da Locaweb que se preocupa com o SPAM, o restante da empresa
parece nao ligar a minina!

	Ricardo Vendramini