[GTER] Spam e Virus from Locaweb

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Wed Nov 18 18:37:38 -02 2009

Senhores,

Eu trabalho na equipe de Arquitetura de Email (Locaweb). E posso
ajudar a respoder todas as afirmações.

2009/11/18 Ricardo Vendramini <lista at amplus.com.br>:

>        Juliano,
>
>        A tempos a Locaweb é o maior spammer brasileiro, e ninguem faz nada
> contra isso.

Sim, nós sabemos disso e _não_ nos orgulhamos nem um pouco.

>        Acho lamentavel que ninguem faça nada no sentido de combater o SPAM
> que vem deles.

Sim! Nós fazemos para combater Spams que são enviados das nossas
plataformas. Veja por exemplo o email compartilhado. Nele não há
emails indesejados sendo enviados, porque antes de ser entregues para
a internet nós os submetemos a filtros para evitar que sejam enviados
phishings, spams, vírus, etc. E esta solução tem ótimos resultados.

Porem, estamos em processo de extender esta mesma solução para as
outras equipes, principalmente as de hospedagem compartilhada, onde é
o foco deste tipo de problema que vocês tanto reclamam aqui.

>        O servico abuse deles é fake, nao serve para nada. Eles vendem o
> servico de "email marketing" que permite o envio de spam em massa e o
> cadastro de emails sem confirmacao ativa. O abuse de faz de conta nao vai
> fazer nada contra os clientes spammers que eles tem pq é  justamente de
> interesse deles manter os clientes spammers!

O nosso serviço de abuse não é fake. Diariamente são desativados
dezenas de clientes por este tipo de prática. Porem, este tipo de
atitude não é o sufuciente para fazer com que vocês, que recebem este
lixo, parem de ser incomodados. E por este motivo existe a impressão
de que o abuse é fake, porem, ele _não_ é.

Nós não temos interesse em manter spammers, não os recebemos de portas
abertas. Por exemplo, se você é cliente da Locaweb e é pego enviando
spam, você é desativado, se você continuar a fazer isso, vai ter o seu
CPF bloqueado e nunca mais vai poder contratar serviços, esta é a
nossa realidade. No momento, temos uma estrutura muito grande, no qual
demanda tempo e cuidado para mudar a forma como a empresa trabalhou
durante todos estes anos. O problema de envio de spam através da nossa
plataforma está sendo tratado, porem, demora um tempo para surtir
resultados positivos, assim como foi feito no Email Compartilhado.

>        Ao contrario dos provedores internet serios que combatem pra valer os
> spammers, a Locaweb os recebe de bracos abertos.
>
>        Todos os antigos spammers que encontram dificuldades em outros
> provedors estao migrando para a Locaweb, ja que ninguem tem coragem de
> bloquear os emails que vem de la, afinal a Locaweb é grande demais para
> alguem enfrenta-la.

Sim, nós somos grande, e por isso existe uma morosidade em mudar a
arquitetura atual. Este é o único motivo.

>        Acho que se a maioria dos outros provedores internet se unissem e
> bloqueassem todos os emails que vem da Locaweb, ai sim alguma coisa poderia
> mudar.
>
>        Enquanto isso, vamos convivendo com esse cenario ridiculo.
>
>        Ricardo Vendramini

Agradeço o feedback que eu tenho aqui e, novamente, me
(otavio.fernandes at locaweb) deixo a disposição para ajudar ou tirar
qualquer dúvida sobre esta situação.

Atenciosamente,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>