[GTER] BGP Mikrotik com 2 operadoras

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Tue Nov 17 21:29:29 -02 2009

Olá

É boa prática configurar os filtros (routing filter (*)) usuais:

- não aceitar seu bloco/seu AS vindo pelo(s) backbone(s)
- só enviar seu bloco/seu AS (para não virar trânsito entre as operadoras)

Sobre o roteamento, você tem as seguintes opções:

- parcial c/default + parcial c/default
- parcial c/default + full
- full + full

(pessoalmente prefiro eu mesmo gerar a rota default e não recebê-la
dos backbones)

Finalmente faltaria ainda ajustar o balanceamento de entrada de
acordo com o tamanho dos links e seu tráfego padrão com relação
aos dois backbones

[]s, !3runo Cabral

(*) os routing filters são aplicados na configuração dos peers
no mikrotik ROS (em routing bgp peer)