[GTER] BGP Mikrotik com 2 operadoras

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Nov 17 19:07:13 -02 2009

2009/11/17 Ademir Costa Peixoto <ademir at tellecom.com.br>:
> Prezados,
>

>   Estamos em vias de ativar uma segunda operadora no nosso BGP e usaremos o
> modo de compatibilidade já que elas não se atualizam.
>   Preciso filtrar as conexões pra não me usarem como peering e não estou
> encontrando nada sobre isso na net.

Filtro de pacotes na chain FORWARD colocando interface de origem cada
um das interfaces de upstream, IP de destino apenas do seu bloco.
Acabou a farra de encaminhar, mas você pode se tornar um ralo de
tráfego ente elas... complete com route-map de saída no seu BGP
permitindo só seus blocos. Acabou a farra totalmente.

>   Algum dos colegas usa o mikrotik com 2 operadoras e pode passar alguma
> dica sobre isso?
>
>   Estou usando o partial-route. É melhor mudar pra Full ou vai ser apenas
> sobrecarga da cpu/memória do RB 1000 atual ?

Enquanto o tempo de processamento da full-routing table for de 10
minutos no estabelecimento como relatado pelo Bruno, melhor pegar
partial.

>   No modo partial-route eu posso determinar que o msn (por exemplo) saia por
> uma operadora X (mesmo sabendo que poderá voltar pela Y) ?

Em geral sim pois muitas operadoras tem peering com a Microsoft
Network. Mas se dentro do partial não tiver a rede do MSN, aí só por
rota estática.

Rubens