[GTER] RES: apagao ainda ameaça?

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Nov 16 18:06:38 -02 2009

Hermann Wecke wrote:

> Já tem: bolsa celular, com a distribuição de 11 milhões de celulares
> pré-pagos, com R$ 7 de crédito todo mês, para receber via SMS as
> propagandas políticas pró presidente 51.

Uma curiosidade...

Eu sou contra isto (entre outras coisas), que seja claro, mas sera que
nao e' algo valido  ?

Ter telefone celular 'gratis', subsidiado pelo governo, tem beneficio para:
1- A populacao ? ('inclusao' digital, bom, sei la, de voz ao menos :-).
2- As teles ? (melhor utilizacao dos recursos, menor custo inicial de
'aquisicao' de clientes ?)
3- Economia em geral ? (povo tendo telefone consome mais ?)

Quanto 'percentual' da base instalada de linhas celulares, sao 11M ?
Chega a empurrar uma expansao de acesso/trunking ?
Sendo pre-pago, nao da para contar como revenue "semi-garantido" para
compensar o capex, as Teles estariam a favor disto ? Ou aumentaria a
'oversubscription' simplesmente ?
Nao sou de GSM/celular, mas presumo que os calculos todos de
erlangs/ccs/whatever tem pesos diferentes para pre/pos pago, e lembro
que America do Sul tinha um padrao muito doido de utilizacao de SS7 em
funcao da imensa participacao de pre-pagos no mix dos terminais..