[GTER] RES: Com squid consumo + banda que sem squid

Carlos Eduardo Langoni ce.langoni at gmail.com
Thu Nov 12 11:54:06 -02 2009

Adelmo.

Desculpe discordar de você mas 128M de Memória possibilita a criação
de um cache de até 10Gb, o que não é pouco.
Eu acho que falta um pouco de tuning nesta configuração do squid e vou
compartilhar com vocês uma configuração que levei cerca de 3 meses
para ajustar. Foram semanas de pesquisas e mais pesquisas sobre tuning
de squid, colhendo informações em diversos sites. Tenho usado com
bastante frequência e tenho notado sempre um ganho de desempenho
aliado a economia de banda.

http_port 3128
cache_replacement_policy heap LFUDA
cache_swap_low 90
cache_swap_high 95

hierarchy_stoplist cgi-bin ?
acl QUERY urlpath_regex cgi-bin \?
cache deny QUERY
acl apache rep_header Server ^Apache
broken_vary_encoding allow apache
access_log /var/log/squid/access.log squid
cache_store_log none
log_fqdn off

ftp_user anonymous@

hosts_file /etc/hosts
refresh_pattern ^ftp:           1440    20%     10080
refresh_pattern ^gopher:        1440    0%      1440
refresh_pattern .               0       20%     4320

refresh_pattern -i exe$         0       50%     999999
refresh_pattern -i zip$         0       50%     999999
refresh_pattern -i rar$     0       50%     999999
refresh_pattern -i tar\.gz$     0       50%     999999

refresh_pattern -i exe$         0       50%     999999
refresh_pattern -i zip$         0       50%     999999
refresh_pattern -i rar$     0       50%     999999
refresh_pattern -i tar\.gz$     0       50%     999999

ipcache_size 6000
ipcache_low 90
ipcache_high 92
fqdncache_size 6000

cache_dir aufs /var/spool/squid 5120 32 512
cache_mem 70 MB

maximum_object_size 50 MB
maximum_object_size_in_memory 50 KB

memory_pools off