[GTER] ajuda com Policy Based Routing e balanceamento de carga

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Mon Nov 2 11:36:14 -02 2009

    Pessoal .... estou com um probleminha num roteador Cisco que estou
usando Policy Based Routing.

    Nesse roteador tenho Embratel (4Mb - 2x2Mb) e Telefônica (8Mb -
4x2Mb). O circuito da Telefônica está entregue em Multilink, então no
fritar dos ovos eu tenho só uma interface Multilink1. O Embratel está
entregue com 2 circuitos normais e eu fazia 2 rotas default pra ele.

    Precisei juntar tudo num roteador só. Pra rotear por origem, fiz
PRB, normal. No route-map da Embratel, coloquei os 2 IPs das seriais
como next-hop.

interface FastEthernet0/0
[ .....]
 ip policy route-map roteamento
[ ..... ]

route-map roteamento permit 100
 description Saida Telefonica
 match ip address 20
 set ip next-hop 201.28.xxx.xxx

route-map roteamento permit 200
 description Saida Embratel
 match ip address 30
 set ip next-hop 200.242.yyy.yyy 200.213.yyy.yyy

    show de bola, o roteamento está funcionando. Só que a saída da
Embratel está sendo feita totalmente por um circuito só. Eu vejo gráfico
de entrada nos 2 porque a Embratel balanceia por pacote (ou flow, tanto
faz) lá do lado dela. Mas a minha saída está sendo feita integralmente
num link só, o 200.242.yyy.yyy. Revirei a internet mas não consegui
encontrar nada que faça 'ativar' o balanceamento de carga (por pacote ou
flow, tanto faz, por pacote preferencialmente) nessa situação de PBR.

    sei que pedir pra Embratel converter o circuito pra Multilink seria
a ação mais óbvia ... e na verdade, eu já solicitei isso. Mas eles ainda
estão analisando e eu tenho que já pensar no plano B, caso eles neguem a
conversão.

    As seriais da Embratel já estão com 'ip load-sharing per-packet'
.... alterei para flow, mas não influenciou em nada a saída sendo feita
por um único circuito. Se eu inverto os IPs do next-hop do route-map
Embratel, o tráfego sai integralmente pelo outro circuito ..... mas
nunca acontece nenhum tipo de balanceamento.

    alguém já montou um ambiente parecido assim e teria alguma dica pra
me dar ?

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues