[GTER] cache P2P na rede GVT ???

Fabrício Cabral fabriciofx at gmail.com
Mon May 25 23:21:29 -03 2009

Olá,

comentários in-line:

> A estratégia tradicional de cache P2P é facilitar a troca de dados
> entre usuários de uma mesma rede, evitando que sobrecarreguem os links
> externos da operadora. Este cache por outro lado está fazendo seed,
> possui o arquivo completo, válido e está transferindo a velocidades
> surreais.

Concordo.

> Não é o mesmo que "ele já vai baixar", se o usuário encontrar muitas
> dificuldades, como conexão lenta, fila cheia e arquivos inválidos ele
> frequentemente desiste do download. E é o que costuma acontecer pois a
> relação upload X download dos usuários domésticos é naturalmente
> deficitária devido à assimetria da conexão.

Concordo que não é o mesmo. Conforme eu disse anteriormente, este
esquema de caching P2P beira a ilegalidade, mas atuando dessa forma,
segundo me informaram, é legítimo. O ISP tem direito, para preservar
a sua banda Internet, de oferecer X bytes que já iam ser mesmo baixados
pelo usuário.

> Mas se tudo é muito fácil e ele baixa arquivos gigantes em poucas
> horas, facilita-se a execução do crime. É o mesmo que dizer que "se
> fulano pretende matar, demos lhe logo uma metralhadora".

Há controvérsias. Eu não sei se ficou explicado direito por mim, mas a
única parte que é facilitada ao usuário é o recebimento do bytes que ele
já faria o download. Encontrar o torrent, localizar o peer com o segmento,
aguardar na fila, tudo isso ainda ocorre normalmente.

> Se determinado torrent não possui uma quantidade suficiente de peers
> próximos para oferecer uma velocidade condizente, isso é um problema
> do torrent, a operadora não tem nada que coadunar com a atividade
> criminosa.

Eu também fiquei na dúvida, mas segundo me informaram, seria legal,
de acordo com a OCILLA (DMCA 512).

[]'s

--fx