[GTER] SPAMHAUS

Jean Rousseau Franco stuntshell at gmail.com
Mon May 25 13:29:10 -03 2009

Olá José Luiz,
É comum sim.
Seque uma resposta que tive da Brasiltelecom a respeito de um ASN
inteiro deles numa destas listas:
"Neste momento o IP  citado está listado na <UCEPROTECT, SPAMHAUS e NOMOREFUN>.

É importante ressaltar que o uso destas blacklists por servidores de
email na Internet é livre escolha e inteira responsabilidade
de seus administradores, e não possui nenhuma relação com a BrasilTelecom.
As principais instituições de segurança mundiais, como CERT (
www.cert.org ) e SANS ( www.sans.org ), não recomendam o uso
de algumas destas blacklists, que utilizam critérios considerados
absurdos e irresponsáveis para o bloqueio de blocos inteiros de IPs. "

Simplificando, vão te alegar o mesmo, que não deveria utilizar certas
blacklists.
Eu não conseguiria deixar meus servidores sem o uso delas...
Não adianta vc pedir a remoção sem que a propria operadora tome uma decisão.
Abs,

- Maila Networks -
Comunicação e Segurança