[GTER] RES: combate ao spam no brasil ganha novas diretrizes docgi.br

Patrick Barreto Petronetto patrick at vol.net.br
Mon May 25 11:33:26 -03 2009

Entendo como é cliente, por isso bloquear a porta 25 não é uma coisa simples assim. Alem do mais seria necessário a cooperação também de grandes portais como Terra, Uol, IG, hotmail e etc, trocando a porta 25 para uma outra porta qualquer para que seus clientes possam enviar emails via Outlook e afins.

Mas em um primeiro momento acho que o ideal seria limitar o numero de conexões a porta 25 por ip na sua rede.
Por exemplo, o ip 200.x.x.x só pode fazer 1 conexão a porta 25 a cada 2 segundos, isso limitaria bastante, pois creio que quando se envia spam a maquina deve abrir varias conexões em vários servidores smtp ao mesmo tempo.