[GTER] cache P2P na rede GVT ???

Fabrício Cabral fabriciofx at gmail.com
Sun May 24 10:20:27 -03 2009

Olá todos!

2009/5/24 Leonardo Rodrigues <leolistas at solutti.com.br>:

>   pois é, boa pergunta. E se cai na mão das gravadoras e organizações de
> defesa dos direitos autorais ??
>
>   na época da thread original, sobre cache de P2P, eu me lembro de ter sido
> um dos poucos que levantei dúvidas sobre a 'legalidade' de fazer cache de
> P2P. A maioria do pessoal, pelo visto, enxerga como completamente legal tal
> técnica.
>
>   e ai .... legal ou ilegal ??

Bom, na época fui eu que levantei aquela thread sobre caching em P2P. E lembro
ter respondido a essa questão da legalidade também. :) Anyway, até
onde eu saiba,
a coisa funciona assim: você pode desenvolver tecnologia para caching
de P2P desde
de que esta tecnologia NÃO ajude a localizar o conteúdo, isto é, ela é
limitada APENAS
a entregar um conteúdo que já foi localizado, e por consequência, já
seria baixado da
Internet mesmo.

Pelo que vocês descreveram, estes caches da GVT estão participando da
localização
do conteúdo (trackers) ou estão atuando como clientes P2P "normais", o que não
poderia ocorrer, sob pena de estar ferindo a OCILLA (ou DMCA 512)
http://en.wikipedia.org/wiki/Online_Copyright_Infringement_Liability_Limitation_Act

>   e outra ... se a GVT está preocupada com isso, então ela está escondendo
> MUUUUITO mal seus caches, visto que é bastante óbvio que tais IPs
> 'dynamic.adsl.gvt.net.br' definitivamente não são normais .......

Eu ainda estou com dúvida se isto realmente é alguma sistema de caching P2P da
GVT ou se são usuários domésticos com uma boa banda (esses 10Mbps citados)
que estão servindo como 'seeders'.

[]'s

--fx