[GTER] RES: combate ao spam no brasil ganha novasdiretrizes do cgi.br

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Fri May 22 13:54:00 -03 2009

No provedor que participo da administração nós criamos uma política de
bloqueio da porta 25 uns 3 anos atrás. Para que o usuário conseguisse
enviar e-mails utilizando a porta 25 é necessário que o mesmo cadastre
o servidor SMTP na Central do Assinante. Toda vez que o usuário
conecta é criada uma regra de firewall liberando o tráfego entre as
duas pontas na porta 25.

Esta solução teve um impacto forte no início, mas que pouco tempo
depois trouxe ótimos resultados. Os IPs cadastrados em blacklists são
apenas os legados, não recebemos notas de administradores reclamando
de 'spammer na sua rede' e a melhor parte, o lixo na rede banda-larga
caiu de forma bem significativa.

Melhorou para todos. Só não aplicamos estas regras para os clientes
empresariais, pois estes, e somente estes, tem autonomia para hospedar
uma infraestrutura local de e-mail.

Um provedor local aplicando regras que não eram comuns na época, assim
como o bloqueio de origens sem dns reverso configurado. Estamos há 4
anos com esta política e atualmente não temos mais 'tantos' problemas
como antes. Basta o usuário cadastrar o remetente na whitelist do
webmail que deixa de existir filtro de spams entre o remente e o
destinatário cadastrados.

Tudo isso só melhorou a 'imagem' dos nossos IPs la fora. Mas só
conseguimos manter estas políticas porque criamos meios alternativos E
porque os grandes provedores também foram adotando medidas similares,
conforme você citou.

O importante é que o resultado foi positivo.

Att,

2009/5/22 Renato Frederick <frederick at dahype.org>:
> Para o pequeno provedor, isto só tem sentido quando 'os grandes' o fizerem
>
> Basta que um dos grandes provedores que foram citados no documento se mobilizem para que 'por imitacao' outros o façam.
>
> Na parte técnica e blábláblá é tudo muito bonito, mas quando se perde dezenas de contratos 'porque o fulano libera e vocês não', a coisa começa a complicar.

> [...]

Carlos Eduardo Tavares Terra
GNU/Linux #413291 [http://counter.li.org]
Consultor em Administração de Redes Linux