[GTER] combate ao spam no brasil ganha novas diretrizes do cgi.br

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri May 22 14:55:32 -03 2009

Marcus Andree wrote:
> [...]
> que nao aqueles do proprio provedor de acesso...
>
> Entendo que vale o contrato. Se o contrato nao especifica bloqueio de portas,
> nao acho valido colocar tal restricao de forma unilateral.
>
> Se querem implementar o bloqueio da porta 25, que o facam comercializando
> outro produto, que, por sua vez, pode ate ter um preco diferenciado.
>
> Nao gostei nem um pouco. Por que a carga final do processo sempre fica com
> o usuario? Por que nao correm atras de quem controla as botnets, ou de quem
> divulga trojan horses via p2p, ou mesmo de quem entrega produtos ao usuario

A necessidade de muitos, se sobrepoem as necessidades de poucos..

:-)

Brincadeiras a parte...
Querer que uma 'entidade mistica' resolva o problema do resto da
Internet, e' complicado. Se pegar os botnet herders, e etc, fosse facil,
nao teriamos o faroeste que temos hoje em dia..

A grande maioria de usuarios nao sentiria uma diferenca se fosse
bloqueados (para porta 25). Diferenciacao de precos, entraria no custo,
se o usuario quiser ter SMTP25 voce acha que ele vai pagar MAIS do que
hoje em dia ?

Eu geralmente nao mandou email direto para fora, faco smarthosting via o
provedor, que me permite isto. Antes do provedor bloquear, eu ja fazia
isto. A Bellsouth bloqueia (ou fazia isto no passado), nao foi problema
para mim.