[GTER] PPPoE centralizado ou não?

Maicon Vinicius Nunes nunesvn at gmail.com
Wed May 20 10:26:36 -03 2009

Carlos Eduardo Tavares Terra escreveu:
> Atualmente tenho uma rede totalmente centralizada. Estava pensando
> seriamente em deixá-la distribuída, como a sua rede.
>
> Existem ganhos e perdas no trabalho centralizado.
>
> Ganhos:
> Apenas 1 ponto de falha (ou mais se tiver mais de um concentrador
> fazendo balanceamento)
> A administração é mais simples
>
> Perdas:
> Não da para fazer QoS na rede wireless, pois os pacotes são encapsulados
> O controle de banda fica no datacenter e não nas pontas. Isso pode
> [...]

É possível administrar essa perda fazendo controle de banda no rádio na
ponta do cliente, mesmo com PPPoE centralizado. Utilizamos como CPE o
Nanostation 5.

--
Maicon Vinicius Nunes
(51) 9355-1734

# Imprima esse e-mail!
# Ao imprimir você está diretamente gerando emprego nas seguintes áreas:
# ->  Papel e celulose
# ->  Química
# ->  Fabricação/Recarga de cartuchos/toners
# ->  Assistência técnica/fabricação de impressoras

Ubuntu [Úbúntú]:
1. Old African word meaning "I have no idea how to configure Slackware"