[GTER] PPPoE centralizado ou não?

Shine eshine at gmail.com
Tue May 19 13:05:18 -03 2009

Michell,

Centralizado melhora as questões de gerenciamento e controle, mas vc
deve pensar em questões de pontos de falha concentrados e como tratar
isso. Pelo que foi descrito no seu email, parece que vc não usa pontos
locais para o tráfego, o que traz algumas vantagens e desvantagens. Vc
não tem pontos de múltiplas falhas (vantagem) e vc não tem que gerir
múltiplos links locais e fornecedoras dos mesmos (desvantagem).

Não existe um consenso entre o que é melhor ou pior. Isso depende de
cada caso e análise das vantagens individuais de cada empresa. Existem
empresas que são proprietárias de seu próprio backbone metropolitano
(por exemplo empresas de cabo, telefonia fixa e metro wireless), assim
como empresas que precisam contratar cada um dos serviços de
interconexão de sua rede entre diversos pontos. Esse diferencial tem
práticas operacionais que podem ser vantajosas para alguns e nem tão
vantajosas para outros.

Pulverizar pools não é mesmo uma tarefa fácil, ainda mais se
considerarmos as necessidades individuais de cada ponto. Mais
pulverizado, mais difícil de controlar, agregar e justificar o uso.

Imagino que para a maioria dos casos, um misto de agregação e saída
local seja o mais adequado. Mas só mesmo colocando o planejamento na
ponta do lápis para dar uma equação ótima.

sd,
Edgar