[GTER] PPPoE centralizado ou não?

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Wed May 20 01:07:33 -03 2009

Olá Alfredo.

BGP você só irá precisar rodar caso algum cliente seu necessite uma sessão.
Não precisa levantar BGP por toda sua rede, bastaria OSPF.

Se você tem OSPF rodando na sua rede, poderá usar Pools de Ip distribuindo
rotas /32.
O seu AP ficará encarregado de anunciar o ip do cliente para os demais
equipamentos na sua rede interna.
Funciona bem, já realizei alguns testes com mikrotik.

Para simular, você pode levantar 2 MKs rodando OSPF.
Não esqueça de configurar para exportar rotas conectadas.
Depois, basta criar uma interface bridge e associar um IP /32 a ela.
Na hora você irá notar que o outro mikrotik recebeu o anúncio.

Sds,
Eduardo.