[GTER] PPPoE centralizado ou não?

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Tue May 19 10:24:45 -03 2009

Bom dia Michel,

aqui nós temos uma rede mista. Alguns locais concentra-se varias redes em
mais de 1 servidor PPPoE, em outros locais está distribuido nos APs....
Estamos passando por esta mesma questão (divisao dos IPs) e creio que a
melhor tática para solucionar isto seria o RADIUS gerenciar o Pool de IPs, e
não os concentradores. O roteamento /32 seria feito dinamicamente através de
BGP ou OSPF dentro de nossa rede. Penso que assim evitaremos desperdicio de
IPs na divisao de subclasses e IPs ociosos nos concentradores.
Ainda não implementei esta ideia porque preciso habilitar o BGP em toda a
estrutura e treinar a equipe de suporte de rede para dar manutenção.

Aproveito esta discussão para também para trocar idéias/sugestões/críticas
com os colegas.

Obrigado,
[]'s
Alfredo