[GTER] Redundância por BGP em Routers remotos

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Mon May 18 22:21:02 -03 2009

Jean,

tu tens que definir como fará a injeção das rotas recebidas via eBGP
de seus upstream providers no seu IGP. É isto que determinará por onde
os seus clientes irão sair caso o Linux A ou B pare de funcionar.

Existe várias formas de fazer isto. Tu não mencionou se tu recebe
roteamento parcial ou full de seus upstream. Redistribuir a tabela
full no IGP via OSPF não é uma idéia interessante pois o algortimo SPF
não comportará um database desse tamanho.

Tu pode trabalhar com inserções de rotas default com pesos
diferenciados, distribuindo ela via IGP (OSPF). Ou então tu pode criar
um segundo IGP utilizando o iBGP e então redistribuir a tabela de
rotas que tu recebe dos upstream providers. Lembrando que se for
utilizar iBGP terá que fazer uma configuração full mesh ou implantar
roteadores refletores.

Se tu tens um bom domínio de ambos os protocolos, eu escolheria a
sugestão do segundo IGP, deixando o OSPF apenas para a infra-estrutura
da rede. Mas caso não tenha tanta familiaridade com os protocolos,
sugiro trabalhar apenas com o eBGP e OSPF, redistribuindo duas rotas
default (uma por cada Linux).

Outro detalhe, o uso do segundo IGP torna a rede mais organizada. Mas
tu verá os benefícios apenas se os seus (...) representam *muitos*
roteadores.

Recomendo fortemente uma lida no livro do Halabi (Internet Routing
Architectures).

[]s
./diogo -montagner