[GTER] Redundância por BGP em Routers remotos

Jean Carlos Oliveira Guandalini jean.guandalini at corp.visaonet.com.br
Mon May 18 11:05:17 -03 2009

Caros...

Tenho a seguinte situação...

LINUX A - QUAGGA (BGP OSPF) LINK 20MBits <=> MIKROTIK (OSPF) <=> ... <=> MIKROTIK (OSPF) <=> LINUX B - QUAGGA (BGP OSPF) LINK 10Mbits

Os '...' são vários MikroTiks que se estende por algumas cidades.

O LINUX A enxerga todos os MikroTiks até o LINUX B, incluindo o próprio LINUX B. Isso por OSPF.
Da mesma forma, o inverso.

A redundância pelo OSPF está funcionando perfeitamente. Mas não sei fazer o mesmo com o BGP.

Se os amigos puderem ajudar, como eu poderia ter redundância dos clientes se o LINUX B parasse ? Da mesma forma para o LINUX A ?

Temos um CIDR /20, isso é anunciado no LINUX A.

Contudo, anuncio apenas uma /24 pertencente a essa /20 no LINUX B.

Os clientes configurados para usarem IPs pertencentes a essa /24 navegam perfeitamente pelo LINUX B.

Mas como fazer quando o LINUX B parar ? O fato de eu estar anunciando a /20 no LINUX A já é o suficiente ?

Pensando o inverso, e se o LINUX A parar ? Como eu poderia ter os clientes da /20 rodando pelo LINUX B ?

Um exemplo de configuração do quagga que permita isso, irá ajudar bastante!

Caso as informações acima não sejam suficientes, só comentarem o que mais é necessário informar que estarei providenciando.

Desde já agradeço a ajuda de todos.