[GTER] RES: RES: PLC

Demi Getschko demi at nic.br
Fri May 8 11:35:51 -03 2009

Minha opinião pessoal é que é uma tecnologia muito limitada. O canal é
ruim em termos eletromagnéticos e de propagação de sinal, é ruidoso, tem
obstáculos intransponíveis, como transformadores, etc. Acho que poderia
ser usado como "última milha", do poste para dentro de casa ou, onde me
parece um pouco mais promissor, em aplicações internas na casa,
substituindo o ponto de acesso "sem fio"... (ou seja, deve ser uma boa
alternativa para espalhar internet pelas tomadas de energia elétrica.
Quem sabe fazendo uma derivação do cabo de força do "notebook" tirando
de lá um "ethernet" para o mesmo "notebook"). Como tecnologia de
"backbone", e de alto fôlego eu, realmente, não acho que funcionaria bem.
demi