[GTER] Devolução de blocos designados

MARLON BORBA MBORBA at trf3.jus.br
Wed May 6 16:32:55 -03 2009

De fato, nos dois casos (tanto no /24 quanto no /29), é de
responsabilidade da operadora a liberação dos blocos CIDR.

Há, porém, diferenças:

·No caso do /24, a delegação é cadastrada no Registro .BR; portanto, a
operadora deve ir até este e fazer o que for preciso para rescindir tal
delegação; e
·Para o bloco /29, provavelmente deve ter sido usada a prática da RFC
2317; nessas circunstâncias, é preciso que
-> o provedor retire do seu DNS os registros .PTR que apontam para o
servidor DNS do cliente; e
-> este, por sua vez, descadastre as entradas relativas a esses IPs do
seu servidor DNS.

Espero ter-me explicado melhor.

--

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário · Segurança da Informação
IPv6 Evangelist · MoReq-Jus Evangelist
TRF 3 Região
(11) 3012-1581
--
Practically no IT system is risk free.
(NIST Special Publication 800-30)

Em 6/5/2009 às 16:12, "Bruno at Openline.com.br" <Bruno at Openline.com.br>
gravou: