[GTER] QoS hfsc

Wanderson Tinti wanderson at bsd.com.br
Sun May 3 18:24:42 -03 2009

> Então outras três coisas que aprendi Com o Cabelo o Cristopher ( SKYWARIOR ) é
>
> 1 Não se pode e exceder o valor do link da fila principal
>
> 2 O pf só controla o upload então sempre crie filas nas duas
> interfaces na de saida e na de entrada para controlar o download e
> upload
>
> 3  você deve fazer uma alteração no altq se for usar mais de 64 filas
> para o controle de banda.
> http://www.bsdux.com.br/artigos/FreeBSD_6x_PF+ALTQ+HFSC_com_mais_de_64_queues_por_interface.txt
>
> Outra coisa que aprendia com o Grande Patrick é que voce pode usar os
> [...]

Ola Renato.
Agradeço por esclarecer minha duvida. Como você, eu também passei dias
à procurar informações sobre altq/hfsc. Infelizmente não é tão bem
documentado como, por exemplo, altq/cbq. Gostaria que me esclarecesse
duas perguntas:

1º. As opções realtime, upperlimit e linkshare só tem autoridade para
atuar na fila na qual ela esta definida, estou certo?
Por exemplo:
queue upload bandwidth 9Mb priority 1 hfsc(default)
queue upload1 bandwidth 5Mb priority 1 hfsc(realtime 4Mb upperlimit 5Mb)

upload1 terá seu limite de link até 5Mb, mesmo se qualquer outra fila
tiver link disponível?

2º. Tenho muita curiosidade/vontade de colocar o pf trabalhando junto
com ipfw/dummynet, como você citou acima. Você poderia compartilha
algum exemplo de uso desse conjunto, até mesmo dicas de qual regras
deve ser primeiro carregado. Pode ser em pvt se você assim preferir.

Obrigado, Wanderson Tinti.