[GTER] QoS hfsc

renato martins renatobsd at gmail.com
Sat May 2 16:42:19 -03 2009

2009/4/29 Wanderson Tinti <wanderson at bsd.com.br>

> [...]
> Estou estudando hfsc para utilizar junto ao pf. Venho encontrando
> algumas dificuldades em compreender o significado das 3 opções
> seguintes:  realtime, linkshare, upperlimit. Andei lendo manual pages
> do pf, mas é muito superficial a forma como é tratado o hfsc.
> Pelo que pude entender, o realtime é a largura de banda minima para
> fila; upperlimit e o pico máximo de banda que a fila pode consumir;
> linkshare é porcentagem que pode ser pego emprestada por outras fila;
> Seria isso.
> O problema está sendo em compreender essas opções dentro de uma regra.

o realtime =  é banda reservada
o linkshare =é a banda que pode ser compartilhada
o upperlimit e= é a banda maxima que pode ser alcansada

Eu procurei tb por muito tempo qualquer migalha sobre pf+altq+hfsc mas
achei muita pouca coisa

o melhor que achei foi esse blog

http://system-tribudi.blogspot.com/

um outro exemplo que você pode achar na net  é da própria lista do
colega  Gilberto villani brito que escreveu:

"Eu não sei se o HFSC faz controle de upload na propria interface.
Aqui eu controlo o upload da seguinte maneira:

altq on $ext_if hfsc bandwidth 100% queue ext_root
  queue ext_root bandwidth 14Mb hfsc(red realtime 12Mb upperlimit 14Mb) {
upload upload1 }
    queue upload bandwidth 9Mb priority 1 hfsc(default)
    queue upload1 bandwidth 5Mb priority 1 hfsc(realtime 4Mb upperlimit 5Mb)

altq on $int_if hfsc bandwidth 100% queue int_root
  queue int_root bandwidth 14Mb hfsc(red realtime 12Mb upperlimit 14Mb) {
download download1 }
    queue download bandwidth 9Mb priority 1 hfsc(default)
    queue download1 bandwidth 5Mb priority 1 hfsc(realtime 4Mb upperlimit
5Mb)

pass in on $int_if from <ip interno> to any keep state queue upload1
pass in on $int_if from <ip interno> to any keep state queue download1

Esse tipo de configuração, usando in nas 2 regras funciona com certeza, pois
uso aqui para limitar meu upload de ips reservados.

Abraços
Gilberto"

Então outras três coisas que aprendi Com o Cabelo o Cristopher ( SKYWARIOR ) é

1 Não se pode e exceder o valor do link da fila principal

2 O pf só controla o upload então sempre crie filas nas duas
interfaces na de saida e na de entrada para controlar o download e
upload

3  você deve fazer uma alteração no altq se for usar mais de 64 filas
para o controle de banda.
http://www.bsdux.com.br/artigos/FreeBSD_6x_PF+ALTQ+HFSC_com_mais_de_64_queues_por_interface.txt

Outra coisa que aprendia com o Grande Patrick é que voce pode usar os
dois sem problemas (eu já usei muito) o pf e ipfw na mesma maquina o
pf para usar alguns recursos do hfsc e nat e ipfw para controlar a
banda individual pois nao tem limite de regras e banda

 O Patrick mesmo usa o hfsc com ipfw mas isso é conhecido por poucos.

Se voce procurar na lista vai achar varios posts meus atrás disso tb
mas até hoje não tenho muitas informaçoes ou seja tudo que sei estou
lhe colocando aqui.

até tem uns caras aqui na lista que sabem muito disso mas não tem
tempo de fazer um howto ou post ou que sabe vontade mesmo de
contribuir mas em fim cada um no seu quadrado não os culpo mas
compartilhar seria muito bom !!!

Espero que isso lhe ajude de alguma forma e boa sorte

Um grande abraço Renato Martins