[GTER] ASN32 no Brasil (era Quagga - Assertion...)

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Fri May 1 14:18:36 -03 2009

On Friday 01 May 2009 14:04:53 Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque wrote:
[cut]
> Há algumas implicações operacionais e administrativas nisso, além da
> ignorância em alguns casos, que podem ter ocasionado alguma dificuldade no
> diálogo com os provedores de trânsito.

Bom, deveriam explicar isso p/ o pessoal do Nic.br também, pois durante todo o
processo p/ solicitação do ASN eles pediram (dentro outras coisas) p/ checar
com os meus provedores de transito o suporte explícito a ASN de 4 bytes, eu
apenas segui os procedimos e normas solicitados pelo Nic.br.

Como apenas um de meus upstream confirmou o suporte (e o outro inclusive disse
com todas as letras que não funcionaria e nem proveria isso) o Nic.br (e não
eu) resolveu disponibilizar o ASN com 2 bytes mesmo.

Tem muita confusão nessa história de 4 bytes ainda, e se nem os reguladores e
nem os grandes sabem o que falam (ignorância, segundo suas palavras) o que
dirá  um pequeno como eu (que apenas seguiu o que solicitaram).