[GTER] ASN32 no Brasil (era Quagga - Assertion...)

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Fri May 1 14:04:53 -03 2009

Todos podem prover trânsito a clientes com ASN de 4 bytes.
Basta configurar o seu AS no roteador dele como AS_TRANS (23456), que foi
definido justamente com esta finalidade. Os roteadores que suportam apenas
ASN de 2 bytes (old speakers) podem interoperar sem problemas com roteadores
que suportam ASN de 4 bytes (new speakers) e geram anúncios com estes. A
norma foi escrita com esta preocupação.

Há algumas implicações operacionais e administrativas nisso, além da
ignorância em alguns casos, que podem ter ocasionado alguma dificuldade no
diálogo com os provedores de trânsito.

Abs, Gustavo Albuquerque