[GTER] RES: Quagga

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Tue Mar 31 14:49:34 -03 2009

> O que for desnecessário, voce remove na compilação. Alias, remove não, deixa
> de colocar. Cada "options" removida leva o sistema a não incluir o código,
> onde está o problema em ter muitos recursos? Não precisa deles, não
> adicione-os. Já no Open o kernel padrão vem com tudo que tem direito ;) O
> que não é problema também, basta remover o que não quer. Seja como for não
> entendi o problema...

Nao e' um problema. E' uma caracteristica...

> A necessidade certamente varia como varia o ambiente de roteamento em termos
> de vazão e pacotes por segundo bem como o hardware adquirido. O que eu disse
> é que não da pra pensar que o comportamento e resultado gerado são
> equivalentes, sendo sistemas tão distintos. Agora se o ambiente X demanda ou
> não escalabilidade e performance, é outra conversa. Juniper e Cisco estão
> investindo em routers multi-core. Desnecessário? Depende pra quem, creio eu.

Mais uma vez: SMP nao e' essencial para um roteador. Hoje em dia, ate' a pilha
tcp/ip pode rodar diretamente nas placas de rede, sem muita interferencia do
host processor.

O que nao significa que SMP seja "desnecessario". Estamos proximos de chegar
ao ponto (se eh que ja nao chegamos)onde todo processador x86 saindo
da linha de
producao tera' mais de um nucleo. Se ha' roteadores utilizando esses
processadores,
e'  logico e sensato aproveitar o hardware em toda a sua extensao.

Porem, mais que umas poucas threads num ambiente com multiplas placas gigabit,
10 gigabits ou mesmo 100 gigabits fatalmente levarao a um estrangulamento de
recursos. Provavelmente o dinheiro "investido" nos roteadores multi-core seja
para resolver ou amenizar esses problemas.

No mais, entre uma boa maquina dual-core e uma boa maquina single-core com
duas vezes a velocidade da dual, eu fico com a 2a opcao....