[GTER] RES: RES: Quagga

Renato Frederick frederick at dahype.org
Tue Mar 31 10:42:55 -03 2009

> Nao creio que suporte a SMP seja um requisito essencial para
> roteadores. Uma hora,
> sera necessario pegar uma fila para acessar um recurso, caso contrario,
> ocorrera
> o envio de dados fora da ordem, o que pode ser pior para o desempenho
> geral do
> sistema (servidor, cliente, roteador e rede)

Aqui tenho 2 firewall openbsd rodando carp e PF  e etc... apesar de serem
dual, o openbsd não aproveita os recursos SMP e sinceramente, não faz falta
nenhuma.

Tem folga suficiente no processadores, barramento e I/O de disco.

Aliás, dependendo do tráfego, até roteadores 'de marca' disponível no
mercado não são vendidos como SMP...

> O FreeBSD e' excelente, porem creio que o OpenBSD de mais atencao `a
> seguranca
> do kernel que qualquer outro SO existente hoje. Isso, para mim, e'
> fundamental, ja
> que preciso de um roteador que seja capaz de sustentar ataques
> internos e externos
> com um minimo de tempo de administracao.
> --

De fato, uso o Free para inúmeras tarefas como servidor de email, arquivos e
por ai vai, mas no quesito roteador de borda, o Open vai muito bem :)

Sem contar o tamanho da distribuição e instalação, bem enxutos.