[GTER] DoS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Mar 30 10:21:30 -03 2009

> Na empresa onde trabalho temos um cliente que está recebendo várias
> requisições UDP na porta 5060 vindas do IP
> 213.149.105.45. Não sei exatamente a quantidade, mas pelo tcpdump vi
> que são algumas dezenas por segundo.
> Já bloqueamos no firewall, porém as requisições continuam batendo no
> firewall, isso há 2 dias.
> Já entrei em contato com a Intelig e eles disseram que não podem
> bloquear o IP no backbone, só conseguem bloquear tudo que for
> internacional ou nada.

Eles podem sim bloquear essa padrão no roteador que atende seu
circuito usando ACL.
Eles tem a prerrogativa de não querer fazer isso, mas eles podem sim
fazer esse tipo de bloqueio.

Mas a quantidade é significativa para consumir recursos seus ? Banda,
processamento de roteador ? Porque senão, é mais simples conviver até
alguém notar o ataque, algo que costuma levar algumas semanas.
(mas que depende do apoio de rastreio da Intelig e ajuda deles em
reclamar isso com upstreams)

Rubens