[GTER] Caching e controle P2P

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Fri Mar 27 13:37:29 -03 2009

Fabrício Cabral escreveu:
> Olá!
>
> Eu não sei se esse assunto é off-topic (me perdoem se for). Eu gostaria
> de saber, já que muitos aqui na lista trabalham em empresas e provedores
> de acesso à Internet, se vocês enxergam que exista uma demanda por
> equipamentos que sejam capazes de realizar caching e/ou controle de
> tráfego P2P.

    cache de P2P ???? hmmmm primeira coisa que pensei foi nos detalhes
jurídicos que podem envolver isso ....

    hoje, como o provedor é somente o 'meio' de passagem, ele pode
alegar que não hospeda absolutamente nada e, portanto, não pode ser
criminalizado pelo conteúdo P2P (quase sempre conteúdo que infringe
direitos autorais, vocês sabem) que os usuários estão baixando. Agora se
o provedor faz cache disso, ele terá conteúdo ilegal armazenado em seus
equipamentos e, além disso, permitirá que seus usuários baixem tal
conteúdo ilegal, talvez caracterizando assim grande problema em relação
à direitos autorais e tudo mais.

    sei que é uma questão complicada e, até certo ponto, se complicar, é
só desligar o cache e deixar o P2P rolar solto, voltando então à
situação inicial onde o provedor não tem culpa de nada.

    pode parecer frescura, mas parece que a cada dia que passa os
governos e as entidades estão policiando e correndo atrás de quem
utiliza P2P ...... o governo Barack Obama mesmo sinalizou, essa semana,
que dá apoio às entidades antipirataria que processam usuários por uso
de P2P..

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u539702.shtml

    então, me pergunto .... alguém já levantou questões legais nesse
sentido, de armazenar conteúdo vindo de P2P e fornecer esse conteúdo aos
seus usuários ?

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues