[GTER] Caching e controle P2P

Fabrício Cabral fabriciofx at gmail.com
Fri Mar 27 11:18:02 -03 2009

2009/3/27 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>:

> Atualizações podem ser automáticas... quanto a eficácia dessas
> soluções, as das soluções baratas e das caras são limitadas, então um
> argumento muito bom a favor das soluções baratas é que elas tornam o
> pay-back diferencial (ou seja, quão melhor a solução cara precisa ser
> frente a essas para compensar o investimento) bem mais difícil de
> alcançar.

O problema não é efetuar a atualização. O problema é que isto demanda
de trabalho contínuo, isto é, a solução é equipamento + suporte contínuo.
Por isso que algumas empresas cobram pela solução X (referente ao
equipamento) + Y por ano pelo suporte contínuo.

> Uma que me chamou a atenção e gostaria de testar em algum momento é a
> da Ipoque, com preços FOB que começam em US$1k, e com US$11k já se
> compra a solução para 5 Gbps de tráfego; eles não tiverem receio de
> ter os dados de performance publicados num teste do qual até grandes
> fornecedores como Sandvine proibiram a divulgação dos resultados com
> os equipamentos deles, que só posso concluir que não tenham sido bons.

Bom, eu não conheço a solução da Ipoque, mas a experiência me diz, que é
pra você confiar "desconfiando" destes dados de performance. Não sobre
quantos PPS o equipamento é capaz de analisar, mas sobre a eficácia da
solução, isto é, a precisão/exatidão não é lá essas coisas. Muitos alardam
que "minha solução reconhece com precisão de 98%", mas quando vemos
a realidade, a solução não chega nem a 50%.

> Acredito que apenas em ISPs, pois na maioria das empresas a solução é
> bem menos tecnológica: proibição por política de uso, manda pra rua se
> for pego...

Como diria o Donald Trump: "You're fired!" :)

[]'s

--
--fx