[GTER] Caching e controle P2P

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Mar 27 00:05:04 -03 2009

> Com relação ao controle, sei que existem algumas soluções por aí,
> como l7-filter do linux ou o ipp2p, mas acontece que essas soluções
> não apresentam uma boa eficiência, além do fato, que como os
> protocolos P2P mudam com certa frequência, deve haver uma
> atualização no software, e portanto demanda de algum suporte.

Atualizações podem ser automáticas... quanto a eficácia dessas
soluções, as das soluções baratas e das caras são limitadas, então um
argumento muito bom a favor das soluções baratas é que elas tornam o
pay-back diferencial (ou seja, quão melhor a solução cara precisa ser
frente a essas para compensar o investimento) bem mais difícil de
alcançar.

Uma que me chamou a atenção e gostaria de testar em algum momento é a
da Ipoque, com preços FOB que começam em US$1k, e com US$11k já se
compra a solução para 5 Gbps de tráfego; eles não tiverem receio de
ter os dados de performance publicados num teste do qual até grandes
fornecedores como Sandvine proibiram a divulgação dos resultados com
os equipamentos deles, que só posso concluir que não tenham sido bons.

(se houver alguém no .br representando a Ipoque, pode me escrever em PVT...)

> A respeito de fazer caching de P2P, só conheço soluções BEM caras,
> como a da CacheLogic ou PeerApp, com suporte apenas no exterior.
>
> Assim sendo, existe demanda por esse tipo de serviço/produto em
> empresas de pequeno, médio ou grande porte?

Acredito que apenas em ISPs, pois na maioria das empresas a solução é
bem menos tecnológica: proibição por política de uso, manda pra rua se
for pego...

Rubens