[GTER] RES: Quagga

Luiz Otavio O Souza luiz at visualconnect.com.br
Thu Mar 26 10:41:11 -03 2009

> Olha, acho que ha uma interpretacao erronea do seu amigo...
>
> O OpenBGP nao e' "nativo" do OpenBSD, nao no sentido que "funciona melhor"
> neste
> sistema.

Hmm. Tenho minhas dúvidas...

A integração com firewall por exemplo, funciona muito melhor no openbsd. Nem
o FreeBSD consegue manter o pf atualizado da mesma forma que acontece no
openbsd. Nem sempre o delay para portar uma nova versão do pf é tão pequena.

E não tenho duvidas que existem (varios outros) pequenos detalhes que se
encaixam melhor no openbsd (nem me parece tão dificil imaginar o porque).

O pessoal do OpenBSD parece que encontrou seu caminho (e que caminho), o
openbsd como roteador é duro de bater.

> O objetivo do grupo que mantem o OpenBSD e projetos correlatos (como o
> OpenBGP,
> OpenOSPFD, OpenCVS) e' criar versoes seguras, livres (segundo a licenca
> BSD) e
> funcionais dos protocolos envolvidos.

Aqui você se esqueceu do maior e mais popular de todos os projetos mantidos
pelo openbsd o OpenSSH, default em todas distribuições linux, appliances,
etc, etc, etc.

Abraços,
Luiz