[GTER] Redundancia de Roteadores de Acesso.

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Wed Mar 25 14:28:14 -03 2009

Olá,

Estou  tentando deixar tudo na nossa rede redundante, mas estou encontrando
sempre o mesmo problema. A redundancia dos gateways de clientes.

Por exemplo eu tenho redundancia em camada 2 em um de nosso roteadores
rodando ospf, cada ponta vindo de um roteadore diferente mas convergindo
para o mesmo roteador. Cada interface deste roteador esta conectado a outro
por um caminho / roteador diferente. Mas o que eu estou tentando conseguir é
a redundancia de gateway para o cliente.

Cada roteador nosso tem pelo menos 300 subredes e " ip secundary" sendo o
gateway de cada cliente em cada subrede desta.  Pensei em VRRP só que não me
pareceu muito prático ja que teria que levantar 300 ips virtuais para que se
o roteador daquele barramento morrer o roteador slave assumiria todos estes
IPs ( levando em consideração que o segundo roteador estaria rodando ospf
conectado a algum outro enlace com alcance ao core da rede.)

Alguma idéia interessante? Porque analizando bem, não adiantaria ser ter
redundância na borda se um roteador de acesso cair e 300 clientes pendurados
neste router ficarem sem acesso.

Obrigado