[GTER] Dúvida sobre PTTs, "multi-homing" e roteamento.

Bruno at openline.com.br Bruno at openline.com.br
Fri Mar 20 07:47:33 -03 2009

--- "MARLON BORBA" <MBORBA at trf3.jus.br> escreveu:
> Uma vez que os grandes ISPs já se acham ligados aos PTT-Metro do
> Brasil, gostaria de saber se o seguinte cenário é possível: A Justiça
> Federal contrataria trânsito de dois provedores e, ao invés de ligar-se
> a estes, poderia contratar circuitos conectando dois "datacenters" ou
> NOCs regionais a dois PTTs em capitais distintas. Assim, se algum
> incidente fizer indisponível a conexão a um desses PTTs, a operação
> dos serviços prosseguisse através do outro PTT.
>
> Estou sendo ambicioso demais ou é algo tangível?

Ola

Tecnicamente é possivel sim, desde que é claro os provedores
de trânsito aceitassem entregar em locais diferentes (ou
poderia ter um em cada local)

No entanto os PTTs regionais não são interligados. E se
um dia forem pode haver restrição como no caso dos PIX
do PTT-Metro (SP)

(Por determinação não é possivel se ligar a dois PIX
diferentes - cada AS só pode se ligar em um ponto do
PTT-Metro)

Imagino que possa ter rotas redundantes (duas operadoras
distintas e de preferência que não compartilhem meios
fisicos) até um dos PIX e ter algum esquema de failover
VRRP ou similar, mas mantendo apenas uma conexão ao PTT.
Serviria?

[]s, !3runo Cabral