[GTER] Failover de link ADSL

Alexandro Corrêa - SulSoft alexandro at sulsoft.com.br
Wed Mar 18 15:42:23 -03 2009

Leonardo,

Um dos meus links fornece o IP via DHCP, não tenho problemas com isto,
pois o gateway é sempre o mesmo. Caso o seu gateway mude, será
necessário alterar este script para detectar qual deve ser o novo
gateway após uma queda.

Segue o script que faz a mudança da rota default... no exemplo está
definido para pingar o terra, mas recomendo pingar o seu próprio
gateway. Recomendo também rodar este script na inicialização do linux,
utilizando o comando nohup.

#!/bin/bash

# GATEWAY DEFAULT
GW="1"

# GATEWAYS
GW1="201.XXX.XXX.XXX"
IF1="eth0"
NOME1="LINK 1"
GW2="200.XXX.XXX.XXX"
IF2="eth1"
NOME2="LINK 2"

while true; do

        S1="0"

        # TESTANDO ROTA DEFAULT
        echo "`date` Pingando..." >> /var/log/route-test.log
        if ping -c 1 -w 5 -W 5 www.terra.com.br 1>/dev/null 2>/dev/null;
then
                S1="1"
        fi

        # LINK FUNCIONANDO
        if [ $S1 = "1" ]; then
                echo "`date` LINK UP" >> /var/log/route-test.log

        # LINK NAO FUNCIONA
        else
                echo "`date` #### LINK DOWN! ####" >>
/var/log/route-test.log

                if [ $GW = "1" ]; then
                        route del default
                        route add default gw $GW2 $IF2
                        GW="2"
                        echo "`date` GATEWAY DEFINIDO: $NOME2" >>
/var/log/route-test.log
                else
                        route del default
                        route add default gw $GW1 $IF1
                        GW="1"
                        echo "`date` GATEWAY DEFINIDO: $NOME1" >>
/var/log/route-test.log

                fi
        fi

        sleep 15