[GTER] RES: Failover de link ADSL

Cristiano Maynart Pereira cpereira at unisc.br
Wed Mar 18 14:37:06 -03 2009

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de Leonardo Amaral
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: [GTER] Failover de link ADSL

Antes de continuar, gostaria de agradecer a todos que responderam minha pergunta (Eu sei que todo administrador de rede tem birra disso e eu também tenho :P) ...

Alexandro Corrêa, Sm, é por ai. Se o seu script se comportar bem com DHCP, por favor me mande.

Cristiano Maynart Pereira escreveu:
> Leonardo.
>
> Voce utiliza servidores com IP publico nestes links? Ou seja, possui
servidores que são acessados pela Internet?

cair o outro continuara atendendo. Mas deverá utilizar algum método que mantenha a sessão em cada conexão. O PF do FreeBSD/OpenBSD faz isso com a opção "sticky-address" - http://www.openbsd.org/faq/pf/pt/pools.html.

> Um outra forma menos indicada seria fazer um script na crontab que
teste o link e quando estiver down mudar o gateway para o segundo ADSL, e quando ficar UP novamente alterar a rota novamente.

> Cristiano Maynart
Cristiano, como isso se comporta com DHCP? Eu esqueci de dizer que o IP não é fixo, e isso dificulta minha vida porque a velox dá um gateway diferente pra cada vez que você conecta, e o DOCSIS não aceita conexões diferentes dos leases de DHCP. Pra entrada eu tenho um negocio bem tosco rodando, mas nada que um dyndns com lease de 1/2 em
1/2 hora nao resolva. Importante e o link pra fora, e evitar problemas com DHCP.

Leaonardo, voce não esta utilizando um modem router em cada ADSL?

Neste caso a interface Wan do modem recebe um IP dinamico da operadora enquanto voce pode definir o IP da interface interna em cada um deles, direcioando as rotas no seu linux que fica atras dos modems.

Cristiano Maynart