[GTER] Failover de link ADSL

Leonardo Amaral leleobhz at leleobhz.org
Wed Mar 18 12:47:46 -03 2009

Antes de continuar, gostaria de agradecer a todos que responderam
minha pergunta (Eu sei que todo administrador de rede tem birra disso
e eu também tenho :P) ...

Alexandro Corrêa, Sm, é por ai. Se o seu script se comportar bem com
DHCP, por favor me mande.

Cristiano Maynart Pereira escreveu:
> Leonardo.
>
> Voce utiliza servidores com IP publico nestes links? Ou seja, possui
servidores que são acessados pela Internet?
> Se possuir, desista desta solução.
>
> Caso não possua, voce poderia utilizar o load balance  e quando um link
cair o outro continuara atendendo. Mas deverá utilizar algum método que
mantenha a sessão em cada conexão. O PF do FreeBSD/OpenBSD faz isso com
a opção "sticky-address" - http://www.openbsd.org/faq/pf/pt/pools.html.

> Um outra forma menos indicada seria fazer um script na crontab que
teste o link e quando estiver down mudar o gateway para o segundo ADSL,
e quando ficar UP novamente alterar a rota novamente.

> Cristiano Maynart
Cristiano, como isso se comporta com DHCP? Eu esqueci de dizer que o
IP não é fixo, e isso dificulta minha vida porque a velox dá um
gateway diferente pra cada vez que você conecta, e o DOCSIS não aceita
conexões diferentes dos leases de DHCP. Pra entrada eu tenho um
negocio bem tosco rodando, mas nada que um dyndns com lease de 1/2 em
1/2 hora nao resolva. Importante e o link pra fora, e evitar problemas
com DHCP.

Bruno at openline.com.br escreveu:

> Ola
>
> 2 links ADSL no mesmo endereço com a mesma operadora
> PROVAVELMENTE vão estar no mesmo concentrador ADSL
> (verifique o IP do gateway de cada link se não será
> o mesmo)
Um link e Virtua e outro Velox.