[GTER] Failover de link ADSL

Alexandro Corrêa - SulSoft alexandro at sulsoft.com.br
Wed Mar 18 09:29:55 -03 2009

Prezado Leonardo,

Atualmente utilizo links redundantes de ADSL desta forma como você
deseja, através de uma solução simples com linux. Possuo uma ADSL da GVT
e um link da Embratel PME, ambos estão ligados em um computador com
Debian que possui 3 placas de rede, uma para cada link e a terceira para
o switch.

A parte de "failover" é feita através de manipulação de rotas com shell
script. Um script fica rodando o tempo todo, verificando a atividade dos
links e no momento que um dos links cai, redireciona todo o tráfego para
o outro que continua ativo. Programei também que 1h após o link
principal cair, é feito de forma forçada um teste para verificar se
voltou a ficar ativo. Caso esteja ativo, volta a ser a saída principal.

Se for isto que precisa, posso passar mais informações.

Att,
Alexandro Corrêa.