[GTER] BGP Diferentes localidades

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Jun 16 10:09:31 -03 2009

On Tue, 16 Jun 2009, Renato Frederick wrote:

> Danton, supondo que eu faça uma VPN IPSEC, eu teria que garantir que nenhum
> trafego destinado ao provedor A chegue pelo B, pois o B não é nem 1/2 do
> link A..

você não tem como garantir isso.

> Não seria o túnel inútil no caso? Infelizmente eu estou precisando quebrar
> as regras, ou é possível o registro.br fornecer ASN sem IP?

não, porque ele daria a coesão que o sistema autônomo deve ter pela definição
da BCP 6. Quanto ao fornecimento de outro ASN, consulte o registro.br.
Tecnicamente seria a solução correta. Você também pode negociar com seus
provedores outro mecanismo, tipo rotas estáticas ou o uso de ASN privativo.

> E eu usar parte de um bloco IP de outro ASN neste novo AS? Acho que não,
> correto?

alta chance de dar besteira. não se esqueça de que muita gente filtra e
sumariza blocos pequenos. então esteja preparado para encrencas dificílimas de
diagnosticar.